8.30-13.30 :O regresso a Base da Dados HSPSM para iniciar a inclusão dos R.Paroquiais da F.Foz 1881-1910.
14.30-22.00 : Digitalização de documentos vários (incluindo alguns ligados há história da PIDE/DGS)
II. O Empenho na Educação Superior:
O Público divulga dados da OCDE sobre o investimento (despesa diz-se por aqui) do Estado Português no Ensino Superior público. Vou citar de memória: um dos mais baixos da Europa, com um contraste absoluto em relação à Espanha (onde tanto a população universitária cresceu como o investimento público no sector aumentou imenso ); temos como parceiros do mesmo nível os outros paises da Europa do Sul. O problema adicional é o “gap” que mantemos quanto à taxa de população credenciada com o ensino superior nesses paises. Três anos de penúria (redução do investimentos à espera do ciclo eleitoral). Todos sabemos que 2009 será o ano da tripa forra. Este calculismo saloio são coisas de politicos medianos….
III. DR. Martin Luther King Jr , « the father of nonviolence in the American civil rights movement» , Prémio Nobel da Paz (1964) , foi assassinado a 4 de Abril de 1968: tinha apenas 39 anos (1929-1969).
Por isso incluí, no diário de ontem, iuma longa transcrição de um extraordinário discurso [I've Been to the Mountaintop" ] que foi o último. No dia seguinte foi assassinado. O autor material conhece-se. Os autores do plano e morais são ainda , formalmente, desconhecidos. As decisões judiciais de 2000-2001 nada avançaram de significastivo a não ser de que o JEC não actuara de forma “isolada”. Os “Negros” americanos perderam um líder grande e moderado, mas os Americanos perderam muito mais.
Para a compreensão do processo de emergência, maturação e conflitos deste movimento social é indispensável a leitura de «Freedom's Sword: The NAACP and the Struggle against Racism in America, 1909-1969 » – “the most comprehensive account we have of the first six decades of the NAACP's historic struggle to overcome racism » - de Gilbert Maurice Jonas (Routledge, 2005), um histórico (chief fond-raiser de 1965 a 1995) do N.A.A.C.P [National Association for the Advancement of Colored People ] e conselheiro dos Movimentos de Libertação africanos ; nasceu em 1930, foi graduado pela U. Stanford e pos-graduado pela U. Columbia, e faleceu um ano depois de o livro aparecer nos escaparates (ver NYT, 2006 Sept. 27) . O leitor mais interessado por lê-la na biblioteca online “Questia”.
Que a concretização do “sonho” dos negros americanos ficou desde então em grande parte adiado, está bem ilustrado no cartoon de R. J. Matson, do NYO aqui reproduzida. Talvez o Senador Barack Obama, que provavelmente estará hoje em Memphis (tal como os outros candidatos presidenciais) para as cerimónias de homenagem dedicadas da MLK, poderá fazer renascer a esperança de uma sociedade mais igualitária e sem pobres, e pobres com côr. Que a configuração “estrobiloide” tipo “cebola valenciana”, que ainda hoje sintetiza as enormes diferenças sociais nos EUA, dê lugar ao modelo “gota de água”, o modelo dos paises europeus com mais elevado IDH. Infelizmente em matéria de desigualdade social devemos, nós portugueses, estar mais próximos dos “Americanos” do que dos “Europeus”, no sentido restrito (mas não completamente adequado) que alguns sociólogos lidam com este termo
HAF