09.00-12,30: EUROPEAN HISTORICAL POPULATION SAMPLES NETWORK (K.M.)
14.00-15,30: Profissões Históricas Portuguesas, o HISCO , “occupational titles” e o « Work Information System» (MvL). E ainda conversas em torno de um novo projecto de História Social numa associação IISG-NICPRI.UE. Ficam as siglas: SAM
15,30-17,00: Cf. Archief Angola Comité. Correspondência de 1961-65. No IISG há uma outra cultura na forma como se lida com a documentação histórica: conservação organizada, acesso com regras mas liberal, incluindo reprodução fotográfica. Já nõ vinha cá há 8 ou 9 anos. A “distância” aumentou na forma como se organiza e modela aqui a produção historiográfica. Mais do que descrever a “diferença” de patamar, tomo-a como uma das referências. A Holanda investe todos os anos 1 milhão de euros só nas bases de dados históricas da população.

II
A Greve dos Professores Franceses
Em França, uma greve inédita. Ontem, os professores do ensino privado e público juntaram-se numa extensa greve. Os primeiros não o faziam desde 1984, quando o PSF tentou transformar em públicas as escolas privadas. Agora foram mobilizados pela brutal redução dos postos de trabalho e a degradação «da escola» . Nesta greve estiveram envolvidos todos os sindicatos do ensino público e privado. A tradicional guerra dos números não esconde o vigor do protesto que contou com a contribuição dos professores das instituições católicas (Le Monde)
HAF
HAF