9.30-11.30: Programa de Doutoramento EIE (3º Ciclo: Desenho)
11.45-12.30: ADE/ Registos Paroquiais 1860-62
14.00-17.30: ADE/ Registos Paroquiais 1860-62
II. 26 de junho....(I):
Neste dia a Maria Teresa festeja o seu 12º aniversário. Foi a este acontecimento familiar que dediquei o final da tarde e uma parte da noite (na Feira de S. João, claro).
O Dia da Liberdadepara o ANC - African National Congress, Novimento de Libertação Nacional da África do Sul. O texto da “Freedom Chart” (26.06.55) foi então adoptada pelo Congresso do Povo realizado em klipton, mas o dia era celebrado desde 1950. [Cf. Freedon Chart e “Message by Albert John Luthuli for the observance of South Africa Freedom day on June, 26, 1953” [ web page ANC] .
Albert John Luthuli [(“Mvumbi”) (c. 1898 – 21 July 1967) – foi um reputado pregador da Igreja Metodista, professor primário e universitário, activista do Congresso Nacional Africano (ANC), de que foi presidente (1952-67), Prémio Nobel da Paz (1960) e só tardiamente adepto da solução da guerrilha para superar o “racismo e fascismo” sul-africanos ["No one can blame brave and just men for seeking justice by the use of violent methods” (1964) ]. Depois da opção [ desde 1944, pela acção da ANC Youth League [Mandela, Tambo, Sizulu]por acções de massa não violentas contra as bases legais da supremacia da minoria branca o ANC acabou por iniciar a guerrilha no “Freedom Day”.
IV. O Governo , as Universidades Públicas e o “Questão do Orçamento”
Reconhecido o generalizado estado de ostensivo sub-financiamento das Universidades Públicas, tornada pública a adequado endurecimento da posição do Presidente do CRUP, o Magnifico Reitor da Universidade de Coimbra , e formalmente dado como desaparecido o Senhor Ministro da tutela, tivemos todos a oportunidade de ouvir a opinião do Sr. Ministro das Finanças, que em vez de aproveitar a oportunidade para assumir uma atitude construtiva disparou (disparatou) em todos os sentidos como parece ser a regra num governo com evidentes sinais de um absoluto desnorte, apesar da abnegação do Primeiro Ministro. O Presidente do CRUP retorquio de imediato aos infelizes comentários do Sr. Ministro das Finanças mas é provável que as coisas assumam outras proporções nas próximas semanas.
HAF