Leitura: LFGMartins: Percusos de Identidade e de Resistência no Distrito de Moçambique: Os Namarrais (1857-1917) (tese dout. versão final)
II. Os Direitos Civis e os estudantes ( 1964, Mississippi, EUA)
Há 44 anos estava em curso a “ Summer Freedom Campaign” ou o“ Mississippi Summer Project” , um dos momentos altos da “causa” a favor dos direitos civis nos EUA e da consciência política dos estudantes do Ocidente.. A campanha, em marcha desde o início de junho de 1964 foi promovida pelo COFO -Council of Federated Organizations , que congregava a SNCC- Student Nonviolent Coordinating Committee ( a organização lider), a NAACP, o SCLC e o CORE visou o registo massivo dos afro-americanos como eleitores e mobilizou milhares de activistas entre a juventude americana, incluindo jovens brancos e judeus do norte. Um dos momentos mais dramáticos foi o assassinato de três jovens , um mississipiano [ James Chaney, voluntário negro] e dois judeus de NY [Andrew Goodman , voluntário; e Michael Schwerner (dirgente do CORE –Congress of Racial Equality ) ]. O acto foi perpetrado por gente gente da Ku Klux Klan de Filadélfia (Edgar Ray Killen e outros) e contou com a “passividade”, “neutralidade” ou mesmo colaboração de sectores da polícia estadual e da oportuna “ineficiência” do FBI. O rapto, turtura e assassinato brutal ocorreu a 21 de Junho de 1964 e, pelo seu sacrifício extremo, os três jovens tornaram-se um dos grandes símbolos do activismo e da generosidade cívica para os jovens de todo o mundo. O crime é o foco central de “Mississipi em Chamas” (Mississippi Burning), um filme de Alan Parker (1988) , cuja “reconstituição” foi baseada em documentos dos arquivos do FBI.
[Outras referências: Cf. Clayborne Carson, In Struggle: SNCC and the Black Awakening of the 1960s , Harvard University Press, 1981; Doug McAdam, Freedom Summer, Oxford Univ. Press, 1988; J. Todd Moye, Let the People Decide: Black Freedom and White Resistance Movements in Sunflower County, Mississippi, 1945-1986. Chapel Hill:, The University of North Carolina Press 2004; Bobs M. Tusa (Coord.): Faces of Freedom Summer / photographs by Herbert Randall , foreword by Victoria Jackson Gray Adams and Cecil Gray, University of Alabama Press, 2001.; ver também enciclopédias on-line]
III . A semana do sucesso da “Educação”
Durante a semana os jornais foram o eco dos nossos extraordinários êxitos no sistema educativo. Jà todos percebemos, no que à matemática e português diz respeito, as virtudes do “real porreirismo”. O Portugal “chico esperto” e as suas habilidades. Assim se vão enganando sucessivas gerações de estudantes…. Como não se proporcionam condições para uma educação de exigência… facilita-se a progressão da incompetência. E onde é que isso para? Apenas nas escolas para muito poucos. Este país não aprende que uma educação formal sólida até ao Ensino Superior é essencial para todos, para todos poderem fazer a sua parte pelo país.
HAF