I
08,00-10,00: Preparação Power Point 1º sessão
11,00-13,00: Biografia do Gen J.A.
14,30-17,00: ISCED
18,00-2o,00: Seminário EH.
II

III
4 de Outubro de 1910. Terça –Feira
Com as festas nacionais do Centenário da Batalha do Buçaco (Guerra Peninsular) a terminar era tempo de balanço: “ a importância especial da comemoração […] reside a nosso ver no avigoramento do amor pátrio, , n`uma apreciação sincera e entusiástica do valor da profissão militar e me despertar o espírito cívico das nossas massas populares nos exemplos de dedicação patriótica, preparando-as para a inevitável transformação que está exigindo a organização defensiva do paíz , que não pode dispensar um só braço válido para poder constituir a futura e definitiva organização militar que conduz à nação armada , para a qual devemos convergir voluntariamente todos os cidadãos, animados d`uma verdadeira devoção cívica e d`uma fé inquebrantável pela prosperidade da pátria” [R d`A.]. No “ultramar” preparava-se entretanto a “Comissão do Centenário da Reconquista de Goa” , mas também de enfatizada a construção do caminho de ferro de Malange (Angola) e as dificuldades no “abastecimento de carne verdes em Lourenço Marques” , um problema político (regime proibitivo de importação de carnes)
No plano político, “ O caso das bombas da travessa da Palha” ainda corria – “ não foram só 171 mas 200 e tantas” ; prosseguia a visita do Marechal Hermes da Fonseca e apesar dos esforços que se mobilizavam, o monarca acabava de anunciar o adiamento da visita ao norte do país. A razão eram naturalmente “os acontecimentos de hontem” ou melhor “d`esta madrugada”, o “movimento militar” que por volta da uma da madrugada começou com “tiros nas proximidades de Campolide”. O DN
Mas outro facto mereceu um grande relevo na imprensa e chocou o país: o assassinato , no dia anterior e, do Dr. Miguel Bombarda, professor e médico . O assassino foi “um louco, um official habilitado com um curso superior, tenente de cavalaria com curso do Estado Maior, Aparício Rebelo dos Santos (1878). O acto, “a tiro de pistola Browning” , foi cometido ao final da manhã, à porta do gabinete de M.Bombarda no Hospital de Rilhafolles. A morte chegou às “6 horas e cinco minutos da tarde”. A noticia gerou vários distúrbios e prisões em Lisboa, com agressões a polícias e padres e um “grupo de indivíduos”b tentou ocupar a redacção do jornal “Portugal” . No Porto mobilizou uma “manifestação liberal”, no na Praça de D. Pedro, que foi dispersada pela polícia que cuidou ainda de proteger as instalações e redacção da “ Palavra” e do diário católico “Correio do Norte”, temendo manifestações hostis. “Manifestações de sentimento” e “protesto” foram expressas pela Directório do Partido Republicano, Associação do Registo Civil , Atheneu Comercial, Junta Federal do Livre Pensamento, Grande Ordem Lusitano Unido, “Resp. Loja Irradiação”, “Resp. Loja Liberdade”, “Resp. Loja O Futuro”, “Resp. Loja Liberdade”, e outras chegaram de Santarém e Setúbal. Os jornais fornecem informação biográfica sobre o Miguel Bombarda, nascido do Rio de Janeiro (1861) filho de pais portugueses ai recentemente instalados (1858), enfatizando a sua carreira escolar e profissional , o seu prestigio social como “cidadão e sábio”, e o facto de ter abraçado “abertamente há algum tempo as ideias democráticas [Republicanas] .
A vida social permanecia ainda atenta ao movimento de pessoas e bens nas praias ( Praia da Rocha, Armação de Pera, Sines, Santo Amaro de Oeiras, Caxias, Paços de Arco, Trafaria , Estoril e Cascais, Nazareth, Figueira da Foz e Vila do Conde) e termas (Pedras Salgadas, Caldas da Rainha ) mas já estava galvanizada pelo novos consumos e a imprensa tem descrições detalhadas das “exposições” nos Armazéns Grandella e Grandes Armazéns do Chiado . Alguém, na Rua do Príncipe, estava a organizar uma “Excursão a Madrid a 9 de Outubro” e punha os últimos bilhetes à venda.
O Rocio Palace abriu a época de inverno, apresentando na “primeira soiré de moda” a “Greve dos Operários Metalúrgicos” , um “drama sensacional , cujos episódios tem um desenlace moralizador tanto para os operários como para os patrões [e por isso] não deve pasar despercebido, em nosso entender”. Util também ficar a saber quais os museus abertos em Lisboa (variedade nos dias de visita mas com um horário-norma das 11 às 16 da tarde ): Museu Aduaneiro; Museu Antropológico e Galeria de Geologia (ARC) , Museu de Artilharia, Exposição da Guerra Peninsular ; Museu dos Coches Reais; Museu do Tesouro da Capela de S. João Baptista e o Museu Etnológico Português (Mosteiro dos Jerónimos)
A tensão social reduziu-se com o fim de mais algumas das greves que na semana anterior tinham perturbado o sul do país e a capital mas vários sectores operários estavam mobilizados em reuniões das respectivas associações de classe ( tanoeiros, obras públicas, garrafeiros, manipuladores de tabaco, operários electricistas) enquanto os feirantes reuniam para formar uma associação com vista a “solidariedade e mutualidade de auxílio” a exemplo dos “feirantes hespanhoes e franceses”
De Évora , uma noticia relevante sobre a adopção do horário de 8 horas na Câmara Municipal: “Como os leitores sabem, por nós já lh`o havermos dito, desde o mez de Maio do corrente anno que a câmara municipal d`este concelho estabeleceu o regime das 8 horas de trabalho, não dando tal regime maus resultados antes servido de estímulo para operários e trabalhadores produzirem trabalho correspondente a essas horas e aos salários sem quase necessidade de serem vigiados, visto que comprehendem ser um dever trabalhar desde que tenham compensação no descanso concedido. Amanha começa o novo horário , que vae de Outubro a 30 de Março, ou seja, começa o trabalho de manhã, das 7 às 11 horas, para recomeçar ao meio-dia e largar às 4 horas. O horário tem, como não podia deixar de ser, as suas respectivas instrucções, divididas por 9 artigos, fazendo concessões em, determinados casos e applicando o necessário correctivo aos que não cumpram com os seus deveres”
HAF
[posted 12/10/2010]