9.00-12.00: Sessão (especial) E19-20:SNSE: Wolfgand Becker/Good Bye Lenin! (2003). Um debate exploratório sobre as dinâmicas e etapas da formação da “ Sociedade Europeia”
12.30-14.30: duas horas …de anestesia…e uma tarde perdida….
19.00-21.00: documentos para aulas HIE (MRIEE/Luanda)
22.00…. um olho no correio e outro no noite eleitoral… e segui o debate na SIC , que na intervenção de alguns analistas teve algum interesse.
II A NOITE ELITORAL NOS EUA É SEGURAMENTE A DA MORTE RADICAL DO BUSHISMO : UMA BOA NOTÍCIA PARA O MUNDO SE......
Uma sondagem da Gallup revela que 74% dos “Voters Have High Personal Investment in Election Outcome”. Há também indícios de uma forte corrida ao voto.
É com muita satisfação e optimismo que vejo a eleição de Obama. Não por ser negro. Não por ser um candidato que se definiu a partir das margens ao partido e que rompeu com a tendência à formação de dinastias políticas no seio dos principais partidos estado-unidenses. Estes factos tiveram alguma influência na formação da minha opi-nião, mas o factor essencial é que desde o início me pareceu ser Barak o melhor candidato à presidência, o melhor preparado para conduzir o presente e o futuro próximo, com ideias e soluções mais articuladas, sensatas e menos desintegradoras [e nesta apreciação tive em consideração todos os candidatos, republicanos e democratas que disputaram as primárias].
A minha convicção neste desfecho ficou definida no verão do ano passado. Não sou pois um Clinton recém-obanizado. Acho que Obama será bom para os Americanos e redefinirá a sua identidade. Ao fazê-lo ajudará a Europa/União Europeia a aprender a viver de forma mais independente e responsável, no plano regional e internacional, seguindo o seu próprio caminho. E livra-nos [por quase uma década] dos adversários sub-reptícios [os republicanos; e alguns democratas] de uma evolução pluridimen-sional mais equilibrada da União Europeia, ao nível tanto da integração sistémica como social [essencial para a identidade comum] . Espero esta noite uma vitória (que pode não ser à justa) de Obama [ são 1.23 do dia 5.11.08. ]
Devo confessar que reconheço individualidade e carácter a MacCain mas não vi nada de expressivamente novo em relação ao Buchismo...e esse é um ponto de fractura essen-cial. O meu despreso intelectual e ético em realção a J.W. Bush não se estende de todo nem a McCain, nem à sua “caricata” ou “naif” (mas nada estúpida) candidata à Vice-Presidente Palin, que me parece ter futuro, não necessariamente político (ela terá oportunidade de escolher entre diversos caminhos, sendo o da política uma grande possibilidade, mas não a única).
Acima de tudo MacCain falou sobre o seu passado, Barack sabe o que quer e pode fazer para o futuro (tem tempo, se não houver alguma ruptura violenta, o que não é de todo imponderável): Os americanos perceberam isso e os cartoons que se seguem iluminam algumas das principais razão porque os resultados finais virão a ser o que serão. O que presumo vir a ser a actual tragédia política republicana nos EUA é uma boa notícia para o mundo.
E o SCP de Paulo Bento alcança mais um feito: o acesso à fase dos 8º da UEFA Champions League. Registe-se aqui o resultado: SCP 1 – Shakhtar 0
HAF