10.00-13.00: Reunião GHContemporânea: distribuição do Serviço Docente 2008-2009 A “ideia” de transformar os cursos em projectos delineados em função não de estratégias mais amplas (investigação/centros de investigação , formação em fileira, criação /consolidação de áreas de excelência com potencial reprodutivo) , mas de uma mera contabilidade de mercearia (despesas – receita= saldo nulo ou positivo) , não é apenas peregrina é nociva da Universidade. Para reduzir custos o melhor é atribuir aos quadros mais qualificados docência de 1º ciclo…. Uma solução completamente perversa.
14.30-18.30: Reunião do Conselho Científico do NICPRI.UE. : uma agenda que passou pelo balanço de actividades, novas redes, organização provisória de um grupo de gestão, articulação de programas de mestrado “locais” e programas de doutoramanto inter-institucionais
II: Ainda as novas Unidades Orgânicas (Escolas) da UE
No diário anterior fui induzido em erro. Por duas razões. Em primeiro lugar, centrado nos júris das provas académicas em agenda não dei atenção ao documento “Missão e futuras escolas da Universidade de Évora” datado de 29 de fevereiro e enviado aos CC. das Áreas departamentais para votação dos três modelos propostos. Na Área Departamental das CHS foi votado na passada 4ª feira, sessão em que não participei. Em segundo lugar, tinha a informação que o Magnifico Reitor tinha apresentado uma nova proposta , divulgada através da UÉ Line, e datada de 11 de Fevereiro. A tabela que se segue mostra os três modelos apresentados aos CC. das áreas departamentais e a proposta reitoral que embora datada de início de fevereiro foi de facto elaborado em data posterior. Quanto ao resto, mantenho o que a questão essencial ontem colocada: para que servirão as Escolas?
HAF