I
Leitura de trabalhos e de teses
II
A degradação da vida política portuguesa – onde a mentira pura e dura é usada com o maior dos desplantes – é compensada pela graçola khadfiana sobre um governo que não é bem um “traidor” porque foi intoxicado pela propaganda e por isso desculpável…
III
O Público antecipa em alguns dias a evocação do centenário da criação das Universidades de Lisboa e Porto, dedicando quatro páginas ao assunto, identificando alguns marcos históricos das duas Universidades a que acrescenta depoimentos telegráficos de alguns antigos alunos que se tornaram notáveis e, o mais importante, uma depoimento e entrevista com os respectivos reitores, de duas universidades cuja organização actual é distinta, uma vez que a do norte adoptou o modelo fundacional (que a outra não repudia….) .
Ambos são ambiciosos, visionários e percebe-se que tem um caminho próprio em mente e em construção. São exemplos que não colidem (não podem colidir) com a ideia de uma gestão profissionalizada das universidades.
Por algumas razões aprecio em particular o perfil e a clareza visionária do Reitor da Universidade de Lisboa. A sua disponibilidade para o exercício do lugar de Reitor foi uma prenda antecipada de que aquela instituição beneficia desde Maio de 2006. Partilho com ele pelo menos duas coisas. A primeira, é a visão da universidade de (com) futuro: “ haverá uma reorganização e a universidade será maior, mas vai ter menos faculdades. Será uma universidade com mais massa crítica e também com mais extensões no mundo” (Ásia, África e Brasil). A escala das universidades pode aumentar internamente através da” fusão”de instituições (“Acho que Portugal não deveria ter mais do que sete ou oito universidades”). A segunda, é a avaliação do desempenho do actual titular da pasta do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: Na área do Ensino Superior chumbava o ministro Mariano Gago. Eu também, mas estendo a apreciação à área de investigação pois não foi capaz de fazer da FCT um exemplo da meritocracia científica. Eu também percebo o silêncio de alguns dirigentes universitários nesta matéria.
IV

HAF