Editorial

Um amigo muito estimado tem uma “FlorBela” , a poetisa, sentada à janela do mundo. A peça é de Pedro Fazenda e hoje permite à poetisa, a partir da Quinta de Santa Rita, um olhar eterno sobre o lado este da cidade de Évora. Todavia ela nem sempre esteve ali. Conheci-a na cidade, no Pátio de S. Miguel , quase debruçada sobre o velho Colégio Espírito Santo (actual “centro” da Universidade de Évora) e com um horizonte que dos “coutos “ orientais da cidade se prolongava, nos dias verdadeiramente transparentes , até Évora-Monte . Mas as coisas da vida são como se fazem. Depois de um par de anos vendo o mundo a partir da cidade , e de mais alguns por outras andanças e paragens, Florbela sentou-se definitivamente para observar a cidade. E lá a encontrará nos anos vindouros quem a souber procurar. À janela, de onde a poetisa gostava de apreciar se não o Mundo, pelo menos o Mar (“Da Minha Janela”, 1923).

À janela do mundo me coloco também para observar e comentar as múltiplas cidades que me interessam, os seus actores e instituições. Sem uma agenda definida. Pelo simples prazer de dar palavras a ideias quando tal me apetecer. Um exercício de liberdade e cidadania.

DiáriodeumaCatedraaJanela é um blog de autor, um espaço de opinião aberto a todas as dimensões que se inscrevem na minha identidade . A de um autor com experiência e memória de mais de meio século partilhadas entre África e Europa, Casado (há quase 30 anos), Pai (de três filhos), Livre Pensador, Cidadão (Português e Europeu) , Professor (Catedrático) e Historiador . O Diário passará por tudo isto, mas com o carácter de “conta-corrente”, só mesmo a vida académica, que no momento em que este editorial foi escrito de(le)itava-se em mais uma falsas férias.

Não me coloco ao abrigo de uma atalaia. Pretendo também ser observado, expondo o meu dia a dia profissional. É uma forma de ajudar a superar a miserável (manipulação da ) ignorância do “povo” e proporcionar a possibilidade de contrapôr experiências à retórica e oportunismo mediáticos de muitos observadores e políticos pouco criteriosos. Os cidadãos podem conhecer de perto o que nós (professores universitários com carreira universitária) fazemos pelo país, o modo como o fazemos e o que pensamos sobre o modo como podemos fazer ainda mais e melhor.

A começar a 1 de Setembro. Não por ser o dia dedicado pela Igreja Católica à bela “Santa Beatriz da Silva Menezes, Virgem “ (1490-c 1550). Não por constituir efeméride da invasão da Polónia pela Alemanha (1939), da Conferência de Belgrado (1961) ou da tomada do poder por Muammar al-Qaddafi (1969). Não também pelo comemorativo propósito dos dias do Caixeiro Viajante ou do Professor de Educação Física. Nem sequer por marcar o nascimento de António Lobo Antunes (1942), o autor das extraordinárias “D´este viver aqui neste papel descripto. Cartas da Guerra” (1971-1972) , cuja edição as filhas organizaram (2005) , ou de Allen Weinstein (1937), prestigiado historiador americano e actual “Archivist of the United States “. Nada disso. Também não é por corresponder ao 9802º dia da minha actividade como professor universitário, cujo início data de 30 de Outubro de 1980, quatro meses após a conclusão da licenciatura e uma disputa em concurso público limpinho. Apenas porque me fica mais em conta.

Vamos lá tentar fazer disto um mundo aberto.

Burgau, 15 de Agosto de 2007
Helder Adegar Fonseca (HAF)

quinta-feira, abril 30

10405º Dia

09.00-10.30: Reunião com Grupo de Trabalho de HPC
10,45-12,30: Reunião do Grupo de Trabalho de Adequação do 3º Ciclo em História, e os costumeiros bitaites .
15,30-17.00: Aula de HPC
1730-19,00: Despacho do CC SCS
19.00-21.00: Programas de doutoramento: adequações e criações.
E assim acabou a semana sem acesso à Torre de Marfim… C´est l `a vie .
HAF

10404º Dia

Quarta Feira, 29 de Abril de 2009
09.00-13.00- Documentos para concurso para provimento de Professor Associado do Grupo de CPRI
14,30.17.00- Reunião da Mesa do CC ECS.
17,30-20,00: Sessão HCTN EH (MEHE)
HAF

10403º Dia

Terça Feira, 28 de Abril de 2009
08,00-12.00: Comentários e recomentações ao projecto de doutoramento de SA Bolinar em Terra…
15.00-18.00: Tutoria com Comentários e recomendações à “versão final “da tese de mestrado (Americanização da Europa e os Fulbrighters)
19.00…. Programas de doutoramento: adequações e criações. Incluindo reunião com DSoc.
HAF

10402º Dia

Segunda Feira, 27 de Abril de 2009
08,00-13.00: Leitura projectos de doutoramenyo e de teses de mestrado
15,30-17,00: Aula de HPC
17,00-20,00: Tutorias
HAF

10401º Dia

Domingo, 26 de Abril de 2009
« "O que a Censura Cortou" não é uma mera obra de referência histórica. Não se dirige apenas a estudiosos da História contemporânea ou das Ciências da Comunicação. Interessa também a todos aqueles , nascidos antes ou depois do 25 de Abril, para quem a liberdade de informação é essencial para se poder viver e conviver. Obriga-nos a não ser comodistas e a não esquecer que, em largas zonas do mundo actual, existem pessoas que, com risco da própria vida, lutam pela liberdade de informação que não têm, e impõe-nos deveres de solidariedade activa para com eles. Aconselha-nos a mantermo-nos atentos e vigilantes no que respeita à prática da liberdade de informação na sociedade democrática portuguesa. E a estar presentes e actuantes sempre que contra ela se cometam abusos. »
Francisco Pinto Balsemão, "Prefácio. O 25 de Abril salvou o Expresso" in José Pedro Castanheira, O que a Censura Cortou , Ed. Expresso, Abril de 2009
HAF

sábado, abril 25

10400º Dia


O “Dia” da República Democrática já é celebrado há 35 anos. O relatório da CiA dá conta da situação por volta das 12 horas de 25-04.74. Na madrugada de 25 de Abril 1974, Spinola prometeu mordomias (promoções) aos “rebeldes” quase triunfantes, o que alguns dos lideres do Movimento, em comando na Pontinha, recusaram. Aquelas ambições não passaram em branco e inspiraram alguns cartonistas
A principal figura do golpe, do lado dos “insurgentes”, Otelo Saraiva de Carvalho , deu recentemente um notável exemplo de desprendimento ao recusar um generoso reembolso por uma promoção que tardou cerca de duas décadas. Vale a pena ler o que sobre ele se publicou ontem no Público. Um “capitão de Abril” que soube hoje não confundir-se com a tribo das clientelas partidárias que se atira à mordomia de salários e reformas nas empresas públicas e empresas com negócios com o Estado. No período do Estado Novo saía-se da cadeia para o quadro superior de grandes empresas (de que é exemplo , em 1963 a re-integração ,como director ,de Vasco Vieira de Almeida no BPA de Arthur Cupertino de Miranda depois de passar pela segunda vez pelos calabouços da PIDE). Agora o cursus honorum mais favorável é o que dos Partidos do sistema conduz ao Governo e daqui às empresas (públicas, privadas ou semi-intervencionadas….) e das empresas ao Governo ou outras posições políticas de alto relevo, alcançando jubilações douradas. Alguém , para França, se referiu a actores com esta circulação entre instituições, como um Mandarinato da elite empresarial… mas no caso de gauleses eram dotados de elevada formação empresarial.

HAF

10399º Dia

24 de Abril de 2009
9.30-11,30: Prosseguiu a Reunião com CNL (desenho da exposição, temas, critérios de escolha de projectos e materiais , suportes, etc…) e nova visita ao Gabinete e à equipa [CNL&L]. Horas de prazer com que é cada vez mais difícil romper.

11,30-18,00: Regresso a Évora após uma visita, obrigatória, à cidade onde a CABRA continua a marcar ritmos desencontrados r e onde voltarei em breve, para ver o que nunca fiz: um dos momentos praxísticos
HAF

10398º Dia

23 de Abril de 2009
I
09.00-12,30: Évora-Braga..
12,45-14,15 : Almoço com VR e Prof. SL, membros dos júris.
14,15-16.00: Reunião do Júri para um lugar de Catedrático em Política Internacional. Ficou resolvido.
16.00_18.00: 1ª Reunião do Júri para um lugar de Professor Associado em Política Internacional. resolvido.
19.00… Viagem até Espinho para uma visita-reunião com a família CNLL. Na carteira: o projecto de uma exposição de Arquitectura, Cenografia e Design em Luanda. Uma visita que em cada repetição aumenta o afecto de uma amizade retomada e o prazer do convívio intelectual do talento vizível em tudo o que os rodeia. Da noite dentro para….
II SE EU FOSSE REITOR…. Uma rubrica que começa hoje e que serve apenas
•Permitiria aos senadores o acesso , em dossier devidamente organizado, de todos os elementos que estão na base do orçamento da UÉ para 2009-10 . Ou então apresentava-o ao Senado acompanhado de um uma memória descritiva com um grau de detalhe que permitisse identificar, com clareza, as fontes e a alocação efectiva dos recursos financeiros.
HAF

10397º Dia

22 de Abril de 2009
I
08.00-09.00: A questão da suspensão das admissões a doutoramento: chegam informações de várias universidades que atestam um generalisado bom senso, o de não suspender os processos de admissão
9.30-12.00: Reunião dos VR e dos Presidentes dos CC Escolas e IIFA, tendo por agenda as admissões/inscrições nos doutoramentos e os processos de adequação e criação dos 3ºs Ciclos. Uma reunião que permitiu esclarecer algumas questões, mostrar que há soluções alternativas e pessoas ainda confundidas e confirmar que no último Despacho Reitoral dedicado ao assunto, a tecla andou muito à frente da cabeça.
A Universidade de Évora , por incúria ou má fé do DH (2007-2008), fica impedida de oferecer um programa autónomo de doutoramento em História. O inacreditável resultado no desfecho de uma parceria liderada por outra instituição onde os interesses do DH e da UÉ foram reduzidos aos interesses de um b…..
13,00-14,15: Um almoço com MFN , que permitiu analisar as soluções para a oferta de doutoramento em História (e fixou-se a solução…) e constatar, em conversa com outros, que as regras formais erradas não se mudam porque se pode fazer uso da excepção.
14,30-17,30: Reunião convocada pelo CC ECS com os coordenadores dos grupos de trabalho do 3º Ciclo . Uma boa e útil reunião.
17,30-19.00: Reunião com coordenadores dos programas de Antropologia, Sociologia e Turismo. Um luz ao fundo do buraco da fachadura?
III SE EU FOSSE REITOR…. Uma rubrica que começa hoje e que serve apenas
•Não ignoraria, olimpicamente, o artigo que o Prof. PQ, Director da ECT , divulgou na UElINE com o título “Escolas ou Escolinhas: Que modelo para a Universidade de Évora?” . rejeitaria liminarmente o “modelo escolinha”, e removeria de forma expedita todos os sinais associados à emergência do mesmo.
•Não colocaria os procedimentos administrativos e burocráticos e as limitações da estatística ministerial, à frente das soluções de política educativa e dos interesses da instituição.
•Não teria assinado o Despacho 80/2009
•Não fixaria regras sem explicitar a bondade e critérios das excepções
•Impediria, liminarmente, uma hierarquia entre as Escolas e o IIFA: uma perigosa tontaria , mesmo que involuntária.
•Afastava o “fantasma” das guinadas nepóticas…
HAF

10396º Dia

21 de Abril de 2009
I
08,30-10,00: Correspondência, incluindo documentos de um júri para Prof Associado em RI
10.00- 13,00:Programas de Doutoramento…revisões e soluções.
14.00-17.00: Preparação do Seminário SPeSC-TSC
17.00-19.00: Sessão SPeSC_TSC
II
21.00……..: Filipe S. Fernandes e Luis Villalobos: “Negócios Vigiados. As ligações das empresas e empresários à PIDE”…
HAF

segunda-feira, abril 20

10395º Dia

20 Abril de 2009
I
08.00-09.30: Correspondência
09.30-12.00: oncurso Prof. Associado: Análise de Relatórios e Pareceres
14.00-18,30: ECS_Programas de Doutoramento
18.30-19.30: Tese de doutoramento MAB… um olhar geral
II
Regresso a Filipe S. Fernandes e Luis Villalobos: “Negócios Vigiados. As ligações das empresas e empresários à PIDE”…um exemplo de incúria literária e editorial….mas com alguma informação útil , nem sempre devida,ente referenciada.
HAF

10394º Dia

19 de abril DE 2009
Um dia em parte dedicado às tarefas do CC ECS (Doutoramentos /3ºs Ciclos) mas também para redescobrir que “ a Canção é uma arma contra…” a Batota e os Batoteiros
Não há que esconder: no país ,os antigos e novos SEM EIRA NEM BEIRA começam a irritar-se com a batota. E os Xutos & Pontapés deram-lhes um MANIFESTO, assim:

HAF

sábado, abril 18

10393º Dia

19 de Abril de 2009
Depois da clássica visita ao mercado, ficou escrito e distribuido o comentário ao Despacho Reitoral sobre as Inscrições de Doutoramento. Seguiu-se o regresso aos documentos dos concursos para Catedrático e Associado em PI.
II
O Público traz uma notícia de enorme relevância : “O arquivo perdido de Salazar [ cobrindo o período de 1938-1957] foi descoberto por um contínuo “. Seguindo o diário “ Não será excessivo afirmar que se trata de uma das mais importantes descobertas dos últimos anos - pela relevância da memória histórica e pela sua contribuição para a historiografia do Estado Novo.” A Documentação já esta a ser tratada na Torre do Tombo e no próximo verão estará disponível para a consulta. Suscitará certamente uma autêntica peregrinação dos historiadores e a prazo um aprofundamento do conhecimento histórico deste período do Estado Novo . O jornal , além de dedicar duas páginas ao assunto, inclui, na versão online, algumas fotos da nova documentação

10392º Dia

17 de Abril de 2009

I
Desenho do Relatório para o Concurso para Professor Catedrático PI EEG UM: análise da documentação
Leitura da documentação ( 2 candidatos) para o concurso para preenchimento de vaga de professor associado em PI EEG UM.
II
O Despacho Reitoral sobre as Inscrição de Doutoramento , que internamente não deixarei de comentar de forma extensa, é o exemplo de uma decisão em que as teclas vão adiante da mente.

III Há quatro décadas atrás …a Crise Académica de Coimbra
“ Foi em Abril de 1969, sendo já Marcelo Caetano Presidente do Conselho, que a crise que restava da tempestade de Maio de 68 soprou francamente no país. (…)
Quando , em Abril desse na, na Universidade de Coimbra, o presidente Américo Thomaz presidia a uma sessão solene, foi desafiado e apupado pelos estudantes como símbolo do regime , e da Guerra de África, e das mobilizações, e da proclamada falta de liberdade “ (Adriano Moreira, 2008, p. 336-7). Alberto Martins, Presidente da AAC, fora impedido de falar na sessão inaugural do edifício da Matemática, junto às [escadas] Monumentais [ver foto] , no peculiar Campus da Universidade de Coimbra. Seguiram-se violentos confrontos com a polícia , manifestações e fortes punições disciplinares.

“O advogado Celso Cruzeiro [autor de Coimbra, 1969", Edições Afrontamento, 1989] antigo dirigente da Crise Académica de 1969 [e então residente na República Palácio da Loucura] evocou "a recusa de uma Universidade a reboque do desenvolvimento capitalista" como reivindicação dos estudantes de Coimbra "que se mantém actual" 40 anos depois. "Em 1969, contestávamos a Universidade fascista, engalanada da mediocridade geral docente e amordaçada pelo poder político, mas também recusávamos a Universidade tecnocrática", declarou Celso Cruzeiro à agência Lusa. A revolta dos estudantes da Universidade de Coimbra (UC) eclodiu em 17 de Abril daquele ano, quando o Presidente da República da ditadura, Américo Thomaz, presidia à inauguração do edifício do Departamento de Matemática, na Alta da cidade. [Cf. DN, 16.o4.09)
Em Coimbra uma série de eventos assinalam esta data fundamental da História do Movimento Estudantil em Portugal, numa fase em que se aprofundava a sua complexidade e fragmentação, Destaque para dois deles:
A inauguração, hoje, da exposição "A Crise saiu à rua - Um olhar sobre a Academia de Coimbra em 1969", com o núcleo principal na Via Latina (18.00 h) mas com outros dispersos pela cidade ( Praça da República, AAC, Portagem, Baixa, Sá da Bandeira, antiga sede da PIDE, etc… No sábado, será apresentado o livro "A canção de Coimbra em tempo de lutas estudantis (1961-1969)", da autoria de Jorge Cravo.
HAF

10391º Dia

16 de abril de 2009

08.00-09.30: correspondência vária
9.30-12.00: preparação de aula de HPC II
14.00-15.30: Despacho CC ECS
15.00-18.00: Aula de HPC II
19.00-21.00: SA: O Conselho do Império Colonial/ Conselho Ultramarino sob o signo do Estado Novo (1935-1974)
HAF

10390º Dia

15 de Abril de 2009

I
09.00-13.00: Estudo de Documentação e Despacho do CCECSUE
14.30-16,30: em colaboração com AF foi possível fixar um modelo para os programas de 3º ciclo com curso de doutoramento e tutoria. Numa breve conversa com a VR-E fico com a impressão que existe uma maior sensibilidade para o facto de não ser indispensável suspender a recepção de pedidos de inscrição de doutoramentos
16.30-20.00: Documentação de Concurso para Catedrático e Concurso para Associado
II
O Presidente CS visitou a UE mas fiquei sem tempo para estar na sessão solene.
HAF

10389º Dia

14 de Abril de 2009

08.00-13.00: Tese de Mestrado e Projecto de tese de Doutoramento
14.30-17,00: Preparação de aula /seminário : HCTNEH
17,30-20.00: Sessão de HCTNEH
HAF

10388º Dia

13 de Abril de 2009

Arrumos na Biblioteca
Concurso para Professor Catedrático PI EEG UM: análise da documentação
Arquivo PIDE/DGS: Agostinho Neto
HAF

10387º Dia

12 de Abril de 2009

I
Dia Branco…..
II
Nos EUA evoca-se hoje a memória Franklin D. Roosevelt, o 32º Presidente dos Estados Unidos, que morreu neste dia nos idos de 1945
III
Na Bolívia , uma invulgar greve de fome. O principal protagonista, Evo Morales, Presidente da República, que no Palácio Presideniual, acompanhado de alguns dirigentes sindicais e sociais , iniciou um “jejum voluntário”, como medida de pressão sobre o Congresso visando a alteração da lei eleitoral. Enquanto Morales conversa com, e conta com a solidariedade activa de, Hugo Chaves e Fidel Castro, o processo radicaliza-se com a adesão de cerca de de mil bolivianos greve de fome.
HAF

10386º Dia

11 de Abril de 2009

Concurso para Professor Catedrático PI EEG UM: análise da documentação
VC, A Americanização da Europa e o Programa Fulbright em Portugal [tese MRIEE]
HAF

sexta-feira, abril 10

10385º Dia

Dia de Mar, robalos, sargos e safias. Mas antes disso:
VC, A Americanização da Europa e o Programa Fulbright em Portugal [tese MRIEE]
HAF

quinta-feira, abril 9

10384º Dia

Dia longo de Arrumos… e uma marcha por trilho de costa.
HAF

10383º Dia

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA OU COMISSÃO 8ª
AUDIÊNCIA COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O ENSINO DO ESPANHOL, 10,30, SALA SOPHIA
Tratou-se de uma audiência conjuntamente solicitada pelos Presidentes dos CC das Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra e Porto, da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Èvora, CC.s da Universidade da Beira Interior e do Minho e CVP da Universidade do Algarve. Não presentes as universidades públicas de Lisboa apesar de terem interesses na matéria. O motivo base: a contestação (de natureza legal, institucional, de direitos individuais e , para algumas interpretações mais amplas, mesmo de Soberania) da alteração (pela mão do inefável SEE Valter Lemos) das condições de concurso dos docentes de língua espanhola. O Governo alegando uma extraordinária intensificação [ não documentada] da procura escolar da língua espanhola no Ensino Básico e Secundário e atendendo à “proximidade geográfica de Espanha”, através do Aviso nº 5432-A/2009, referente ao “Concurso de Educadores de Infância e de Professores dos Ensinos Básico e Secundário para o ano escolar de 2009-2010, depois no aqui essencial plasmado na portaria 303, de 24 de Março , fixou que “ A Habilitação para o grupo de recrutamento Espanhol é conferida também aos docentes com uma qualificação profissional numa Língua estrangeira e/ ou Português e que possuam na componente científica da sua formação a variante Espanhol ou o Diploma Espanhol de Língua Estrangeira (DELE) Nivel C do Instituto Cervantes”, um nível de acreditação do “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas” [QECRL] . Descoberta a discreta batota de tentar alterar um DL através de uma Portaria , de violar os critérios mais elementares de profissionalização e de equidade, de tentar tornar semelhante, parecido ou equivalente o que é subtancialmente diferente e de notoriamente favorecer grupos e instituições , o governo, através do SEE Valter Lemos , perante as primeiras pressões legítimas das Universidades, procede a uma quase muito limitada e não satisfatória correção da portaria (Declaração de Rectificação , de 24 março de 2009) , onde espeficica que aquela habilitação implica a posse do “Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), outorgado pelo Instituto Cervantes, correpondente ao NiVEL C2” do dito QECRL, que até ao momento o governo desconhece se algum dos cursos do dito Instituto obteve.
Além da contestação da maioria das Universidades, no que contaram com o envolvimento dos leitores de espanhol, e da associação profissional (APPELE) , que intrepôs uma providência cautelar, o assunto já mereceu a atenção da Comissão da Educação e Ciência , destacando-se a acção da deputada independente Luísa Mesquita que não só questionou sobre o assunto o SEE Valter Lemos em sessão de 19 de Março como apresentou no dia seguinte um Projecto de Resolução (Nº 455/X/4ª ) que “recomenda ao Governo um conjunto de medidas que possam corrigie as iniquidades que resultam das alterações produzidas por Avisos e Portarias ao Regime Jurídico do Concurso para selecção e recrutamento do pessoal docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário “.
Disso ficamos a saber nesta reunião de cujo andamento não devo dar aqui noticia detalhada. A minha curiosidade foi sempre a de saber quem estaria na audiência. Foi com grande surpresa que registei a a ausência do deputado BN , professor da UÉ, membro da dita comissão e pelo que me foi dito por deputados presentes é o presidente do grupo de trabalho que lida directamente com este assunto. O ausentismo surpreendeu-me ainda mais porque o dito deputado não só no final da semana passada andou a obter informações “laterais” sobre a posição da UÉ na matéria, e mostrou desconhecer estarmos integrados no movimento de contestação. A sua ausência foi preenchida pelo Deputado PB que , mal documentado e preparado para a reunião (conhecia o problema vagamente) , passou um momento muito desconfortável ( o preço que se paga para ser deputado do Ar-regime-nto) . Quanto ao Deputado Nico , incapaz de dar a cara num assunto de uma enorme gravidade – abertura de um precedente gravíssimo no acesso às carreiras – fez de Mico. É claro que este episódio faz lembrar-nos de novo a história do Inglês Técnico. Mas mesmo assim a audiência foi proveitosa.
Outros compromissos impediram-me participar nas audiências com os grupos parlamentares, onde a EU este representada pela Vice-Presidente da ECS. No final do dia fiquei a saber do andamento das sessões e dos resultados. Mas ficaram-me na cabeça as palavras finais da deputada Ana Drago: fazer algo com eficácia na matéria estará fora do alcance do Parlamento. Veremos se assim é.
HAF

10382º Dia

I
08.00-10.00: arrumos de Biblioteca
10.00-16,00: o regresso ao caso da HP e da não comunicação entre portátil e impressora da mesma marca. E tudo ficou na mesma….
16,00-20,00: arrumos de Biblioteca
II
Adriano Moreira e a “Espuma do Tempo….”
HAF

10381º Dia

08.00-13.00: Despacho do CC.EC.UE. Correspondência e tutoria UMA.
14.30-16.30: Tutoria de tese de douroramento: MPMB: Elites e Organizações Políticas na I República Portuguesa: O caso do Partido Republicano Nacionalista (1923-1930)»
16.30-17.30: Reunião com VP CCECSUE: preparação da audiência com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência a propósito da “Profissionalização para o Ensino do Espanhol”
18.00-19-00: Tutoria de tese de mestrado: JF: Meritocracia em Portugal (1900-2000)
21.00-…. VC, A Americanização da Europa e o Programa Fulbright em Portugal [tese MRIEE]
HAF

10380º Dia

Um dia mais de Agricutura do que de Leituras. Mesmo assim um olhar cuidado sobre:
- SA, Projecto de Doutoramento: Bolinar em Terra: Dinâmica e Percursos Cruzados de um movimento Europeu. Exploradores e Viagens Científicas na África Austral (1856-1890)
- VC, A Americanização da Europa e o Programa Fulbright em Portugal [tese MRIEE]
HAF

10379º Dia

Do Mercado de Lagos, um sítio europeu, às artes da parede, Regresso a Évora
Notícias sobre as soluções para os 3ºs Ciclos (doutoramentos) : num mundo que recomenda/exige soluções diversas a tentação da homogeneidade… Não será possível escaparmos uma vez que seja ao disparate?
HAF

10378º Dia

Dia há muito programado para ser dedicado às artes da parede.
Tempo para o mar e para “ A Espuma do Tempo”
HAF

10377º Dia

08,30-10.00: Despacho do CC.ECS.UE
10.00-13.00: Preparação de Aulas de HPC. II
14,00-16,00: Expansão do NICPRI. Escolas, IIFA e 3ºs Ciclos. Um mundo apressado?
16,00-18-00: Aulas HPC II
18,30-…. Viagem para Sul…
HAF

10376º Dia

09.00-10.30: Correspondência
10,30-12,30: Reunião da Mesa do CC.ECS.UE
14.00-14.45: Reunião de urgência com R. e VR
14.50-17.30: Sessão extraordinária e Sessão Ordinária de Continuação do CC.ECS.UE
17.30-20,00: Sessão HCTN-EH (MEHE)
HAF