9.00-17.30: Diário de Notícias 1900-1926.
II Present with Past
Enquanto uma parte da prole rumou à Sagres 2008: Super Bock Surf Fest (Praia do Tonel) ……
III Os 100 mais ricos do país
Foi divulgada a lista dos 100 mais ricos em portugal (ranking 2008). Alguns dos nomes estão disponíveis em textos online do JN e a AgênciaFinanceira, incluindo a lista dos 20 primeiros, as novas entradas, o aumento da quota feminina e o desentendimento sobre a existência de mudança no topo.
Tive, como historiador profissional , a oportunidade de reconstituir listas e de estudar estes grupos para outros períodos da História de Portugal dos Sécs 19-20, e esses estudos mudaram a “tradicional” visão negativa com que alguns meios políticos e intelectuais anatemizaram estas personagens .
Entre os que estão na lista agora divulgada conhecem-se histórias de mérito . De outros pouco se sabe, o que rigorosamente nada tem de negativo. Mas de um ou outro conhecem-se histórias de ausentismo fiscal. E isso é indigno. Não sou contra os ricos nem “os mais ricos”, mas sou contra a brutal desigualdade social existente no país, que é sinal de atraso social. Sabemos que 10% dos mais ricos no Brasil concentram 75% da riqueza e que os 10% dos mais pobres entregam para impostos uma quota de rendimento (32%) superior à daqueles (22%) [Cf. O Globo online, 15-05-08]: os números são diferentes em Portugal ? A “irresponsabilidade fiscal “ e a desigualdade fiscal inversa são, além de eticamente indignos, factores da desigualdade social extrema e de sociedade atrasada.
HAF