I
O Banho de 29
Em Burgau, 0 «29 de Agosto» é dia de banho às 24 horas. O «povo» desce à praia , ilumina-a para a aquecer e , mais do que esperar que as águas lhe lavem a alma, bebem uns copos misturados com os sons misturados de uma praia organizada em fogueiras.
Até lá, instalado no «escritório», tento correr, tão depressa quanto os amigos passantes deixam, as últimas páginas do Diário Popular em edição que foi aérea.
Noite dentro lá cumprimos, como nos últimos 26 anos, o Banho de 29, agora com a família representada apenas pela T.

II
No Público de 21 de Agosto o historiador RR publicou um texto - «Um caso de difamação» - que me perturbou. Fiquei ontem a saber que o «colunista» da acusação «negacionista» é outro historiador, por quem também tenho grande apreço (ML). Todavia permaneço distante da «pessoalização» historiográfica, uma medíocre tradição portuguesa.
III
O País da Batota e Expressões da Meritocracia em Portugal
Anúncio de emprego que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) publicou no seu site na internet para uma vaga de educador de infância na zona de Tavira:

E também li a explicação dada [http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ nacional/economia/vera-pereira-escolhida-entre-mil-candidatas]. Com arte (de artista) há sempre uma boa explicação ….
V
Os americanos portugueses são uns nabos
Uma das marcas “civilizacionais” americanas é a da separação entre a esfera de um Estado fraco e a esfera economia, com uma forte mercantilização das actividades sociais e com grandes instituições (empresas) influentes (fortes e protegidas).
É notório que há um grupo de empresários, políticos e intelectuais portugueses que acha vantajosa a reprodução deste modelo em Portugal . O recente exemplo da RTP ilustra a forma atabalhoada como abordam o assunto . Estava em curso um novo negócio tipo BPN. A posição de diversas forças políticas e sociais e a ruptura do PS ( ao declarar que tal processo seria revertido quando o PS chegasse ao governo) mataram a (má) solução, incompetentemente desenhada.
HAF