I
9,30-17,30: O “ Retorno por um reino’ , um projecto frustrado: Angola, o Reino do Congo e a NGWIZAKO (1955-1965) : AOS/Torre doTombo…
13,00-14,00: Exposição (Torre do Tombo) : “ Oh! República. Um século de Memórias”. É o contributo do ANTT para as comemorações do Centenário. Uma pequana exposição com três núcleos distintos: “um dia … dois fotógrafos” (Aurélio da Paz dos Reis e Joshua Benoliel no 5 de Outubro de 1910) , “O impacto da República nos Arquivos” (Estado Laico e educação para o Povo) e a celebração das datas simbólicas da República ao longo de um século.

II
António Alberto Neto: A outra face de Angola, Luanda, ed. Kiazele, 2010 (“reune um conjunto de entrevistas feitas a Alberto Neto a vários órgão de comunicação social” , que aqui aparecem organziadas por temas , incluindo o do Nacionalismo Angolano e o do Pan-Africanismo e internacionalismo , liberdade de imprensa, defesa e segurança,juventude, liberdade ideológica, etc. AAN (1943-…) foi /é (?) Professor de Direito Público e Ciência Política, antigo Professor da Universidade Agostinho Neto (1975) de onde foi saneado (1975), e hoje parece apenas profissionalmente ligado a actividades empresariais. Foi militante do MPLA desde os anos 1960, com exílio em diversos países da Europa, onde estudou. Em 1992 foi candidato à Presidência da República de Angola . Re-Fundador e Presidente do PDA- Partido Democrático Angolano , que parecer corresponder ao renascimento do antigo partido ALLIAZO/PDA que em 1962 se associiou à UPA para a formação da FNLA de onde sairá o GRAE (5.02.1962) . Em quanse todos os aspectos aspectos um pensamento essencialmente ideológico.
HAF