I
Os EUA ( e o Ocidente) numa nova guerra, contra o WikiLeaks e o astucioso australiano que o “inventou”: Julien Assange. Bloqueie-se o site, fechem-se “hospedarias” e mate-se o mensageiro. Não me deixem é ter acesso aos referidos 250.000 documentos confidenciais da diplomacia estado-unidense. A minha admiração pelo Bill Clinton persiste porque forçou o FOIA-CIA.
II
Uma manhã destas, em Luanda, “entretive-me” a passar os olhos por alguns artigos e estatística sobre a transição demográfica em África e Ásia . Percebi que o Japão, no seio do“clube” dos países mais desenvolvidos, apresenta actualmente uma das populações mais “duplamente envelhecidas” [em 2007, já tinha 21,5 % da população com 65+ anos e apenas 13,6% da população com 15- anos, quando em 1960 as percentagens respectivas eram de 5,7% e 30,2 %. ] . De facto a “Revolução Japonesa” é uma ilustração radical do “back end” da transição demográfica seguida genericamente pelos países ocidentais, com a Itália, Alemanha e Suécia o ocuparem, nesta sequência, os restantes lugares do podium quanto ao “declining work force and an increasing ratio of elderly dependents.” (Bloom e tal.:, 2001). [Cf.BLOOM David et al. (2001) : Economic Growth and the Demographic Transition , W.P. 8685 ; NBER- National bureau of Economic Research, Cambridge-Massachusetts [Para outros aspectos do processo, ver: ATOH Makoto , KANDIAH, V. e IVANOV S.: The Second Demographic Transition in Asia? Comparative Analysis of the Low Fertility Situation in East and South-East Asian Countries, The Japanese Journal of Population, Vol.2, No.1 (March 2004), pp. 42-75]

interessante a explicação de Masahiro Yamada - Professor de Sociologia da Família nas Universidades de Tokyo- Gakugei e Chuo, inventor do conceito de “gap-widening society” [New Equal Society (Nikkei BP, Biztech book award, Bunshun Co., Ltd, 2006); The Era of the Working Poor (Bunshun Co., Ltd., 2009),] , e um especialista nos “parasaito shinguru” /“Parasite single”, “sponge” ou “basement dweller”, isto é, nos indivíduos que vivem até tardiamente – idades de 28 até aos 35 anos - com os seus progenitores [ The Era of Parasite Singles (Chikuma Shinsho, 1999),]- para a emergência do fenómeno:
“Dantes [isto é, antes da crise económica de 1999], a sociedade japonesa era sustentada por três pilares: a empresa, que garantia um emprego para a vida toda; a comunidade, que tecia uma rede de apoios; e a família, que se ocupava dos idosos e das crianças. Hoje, as empresas despedem e reduzem os descontos para a reforma, o individualismo acabou com os elos comunitários e os problemas demográficos e económicos rebentaram com as famílias.(...). A nossa sociedade desmoronou-se em dez anos com uma crise tão grave como a que vocês estão a viver hoje, no Ocidente” (Cf. Visão, 18-11-2010, p. 92).
A expansão (europeização do arco latino, p.ex ) e preservação do modelo de protecção social europeu ( na sua variante nórdica) é indispensável para não darmos aos nossos idosos e jovens o humilhante destino acima descrito, que , a ocorrer, seria um retrogresso social protagonizado pelo liberalismo ganancioso e socialmente “pequeno” que está na moda.
HAF