09.00-13.00: Arquivo do DN (Lisboa)
II
14.30-18.00: Sessão Comemorativa do Dia Europeu das Línguas (org. ME- Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular em cooperação com o Centro Europeu Jean Monnet. Estive na qualidade de pai de uma das premiadas.
Apresentação de resultados de dois programas muito interessantes (Comenius e “As Línguas abrem caminho”). Uma sessão bem preparada pelas equipes das escolas com variados perfis sociológicos, onde se pode constatar um grande empenho de alunos e professores. Em ambos os casos os programas visam a aquisição de competências por parte de alunos e docentes e o reforço do interconhecimento especializado e geral entre europeus . Mas ambos são também instrumentais para o reforço de uma cidadania europeia , aqui quase ausente.Estes processos não são intuitivos….porque a intuição assenta em preconceitos culturais, fomentados pelas idiossincrasias dos nacionalismos. Por isso os diversos países europeus e em particular os da Comunidade Europeia são apenas apresentados, tal como a sua população, como estrangeiros, e não como cidadãos da União. Por isso o foco centrou-se essencialmente nas diferenças, na convivência e aceitação das diferenças e não na identificação também dos elementos comuns. É claro que num ou noutro caso se fugiu a este enviesamento.
Uma segunda observação para a forma deficiente como a sessão foi preparada pela equipe do ME: atraso no inicio, intervenções mais longas do que estava previsto e era necessário, exigindo adaptações ao programa estabelecido nomeadamente a mudança na ordem da atribuição dos prémios.
A terceira observação destaca a diversidade de motivações e o talento colocado pelos estudantes no desenho e concretização dos projectos e a desenvoltura com que alguns deles, mesmo entre os mais jovens, os apresentaram publicamente. Um bom treino e trabalho promovido com o apoio dos estudantes. Foi uma tarde muito interessante e para mim, naturalmente emocionante.
HAF
Apresentação de resultados de dois programas muito interessantes (Comenius e “As Línguas abrem caminho”). Uma sessão bem preparada pelas equipes das escolas com variados perfis sociológicos, onde se pode constatar um grande empenho de alunos e professores. Em ambos os casos os programas visam a aquisição de competências por parte de alunos e docentes e o reforço do interconhecimento especializado e geral entre europeus . Mas ambos são também instrumentais para o reforço de uma cidadania europeia , aqui quase ausente.Estes processos não são intuitivos….porque a intuição assenta em preconceitos culturais, fomentados pelas idiossincrasias dos nacionalismos. Por isso os diversos países europeus e em particular os da Comunidade Europeia são apenas apresentados, tal como a sua população, como estrangeiros, e não como cidadãos da União. Por isso o foco centrou-se essencialmente nas diferenças, na convivência e aceitação das diferenças e não na identificação também dos elementos comuns. É claro que num ou noutro caso se fugiu a este enviesamento.
Uma segunda observação para a forma deficiente como a sessão foi preparada pela equipe do ME: atraso no inicio, intervenções mais longas do que estava previsto e era necessário, exigindo adaptações ao programa estabelecido nomeadamente a mudança na ordem da atribuição dos prémios.
A terceira observação destaca a diversidade de motivações e o talento colocado pelos estudantes no desenho e concretização dos projectos e a desenvoltura com que alguns deles, mesmo entre os mais jovens, os apresentaram publicamente. Um bom treino e trabalho promovido com o apoio dos estudantes. Foi uma tarde muito interessante e para mim, naturalmente emocionante.
HAF