Exames de HPC (época especial), regulamento do NEEARI-Núcleo de Estudantes de Estudos Africanos e Relações Internacionais (UMA) e novos testes com o Electric Plane Launcher
II

Conceição Queiroz: Os meninos da Jamba. Histórias de Esperança (Oficina do Livro, Outubro de 2008)
Vi este livro nos escaparates no dia em que concretizei o “regresso” a Angola mas apenas o comprei na volta, para oferta natalícia a MB. Sem agenda para pegar nele de imediato, acabei por ser eu a lê-lo “de enfiada”, como já me aconteceu com meia dúzia de livros. “Os quase 30 anos de conflito e o abandono da Jamba Mineira (Prov. Huíla) apontam o município como aquele onde o problema da fome poderá ser mais flagrante, mais acentuado e muito mais preocupante” (p. 72). Neste trecho a autora refere-se à fome de alimentos mas o livro é um retrato também de outras “fomes”: de oportunidades, de assistência sanitária, de escola, de língua portuguesa. O assunto era-me familiar: em tempos li no Expresso (2005? 2006?) uma notícia sobre uma enfermeira portuguesa, com trabalho em Moçambique no tempo colonial, que depois de reformada foi para a Jamba Mineira fazer trabalho voluntário e tenho presente as referências ao elevado grau de pobreza e abandono. Mas o livro traça também um retrato honesto do mundo das crianças da rua em Luanda. Pese embora as dificuldades no funcionamento expedito dos canais de ajuda humanitária é urgentel mobilizar vontades e agir.
Sobre a Jamba Mineira estão disponíveis algumas fotografias de 2005[http://www.sanzalangola.com/galeria]
Conceição Queiroz é jornalista da TVI(Grande Reportagem), o seu primeiro livro Serviço de Urgência(Oficina do Livro, 2007) – mereceu o Prémio AMI-Jornalismo contra a Indiferença , e recentemente uma reportagem que preparou para a TVI sobre uma escola algarvia multicultural e multi-êtnica mereceu uma “menção honrosa do prémio de direitos humanos e integração” atribuído pela UNESCI, ACIDI e GMCS.
HAF